REPRODUÇÃOO DO TEXTO DE TUNGA PARA O CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO FERNANDO ZARIF
Galeria Millan, São Paulo, 1993*
* [N. do E.] Reprodução do original
SãO bASíLiO, SAnTA gEnOvEvA. SAnTA AMéLiA, Tirésias, SãO JuLiAnO, SAnTO HiginO, SãO MODESTO, O Enigma da Esfinge Respira, SAnTA MAriA EgiPCíACA, SãO PEDrO, SãO PAuLO Puerpério de Jocasta SãO JuDAS, SAnTA MAriA MADALEnA, SãO SiMãO, A Noite de Núpcias de Édipo e Jocasta SãO JOÃO, SãO JOSé, SAnTA MAriA Édipo Vasa os Olhos SãO FErnAnDO SAnTO AnTOniO, SãO MArCELO, Édipo em Colono SãO MATEuS, SãO LuCAS, SAnTA LibErATA, Tártaro SãO MAriO, SãO SEbASTiãO, SãO viCEnTE, Hermes, SãO LuiZ, SAnTO AMbrÓSiO, SãO FrAnCiSCO, Apolo, são tito, SãO vALEriO, SãO JoãO bOSCO, Terpsicore, SAnTA MArTA, SANTA VERIDIANA, SÃO PAOLO NUKI, Monalisa, SANTA APOLONIA, SANTA MARIA, SANTA LUIZA, Tirésias, SAnTA EDwigES, SãO SiMãO, SãO POLiCArPO, O Enigma da Esfinge Respira, SãO JuSTO, SãO MiguEL, SãO CiriLO, Puerpério de Jocasta, SãO FrAnCiSCO DE PAuLA, SãO JOãO bATiSTA, SãO LAZArO, A Noite de Núpcias de Édipo e Jocasta, SãO COSME, SãO DAMiãO, SãO JOAquiM, Édipo vasa os olhos, SAnTA AnA, SAnTA CLArA, SAnTA TErEZinHA, Édipo em Colono SAnTO AMArO, SAnTO AbOnDiO, SAnTO ivO, Tártaro, SãO DiÓgenES, SãO MArCOS, SAnTA gErTruDES, Hermes, SãO FELiPE, SãO TOMAS DE AquinO, SãO FAbiO, Apolo, SãO MATiAS, SãO LOnguinHO, SãO gEnArO, Terpsicore, SãO TOrquATO, SãO giOvAni, SAnTO AnDré, Monalisa, SãO bErnArDO, SãO CAETAnO, SãO viCEnTE, Tirésias, SãO PELEgrinO, SãO bEnEDiTO, SAnTO AgOSTinHO, O Enigma da Esfinge Respira, SANTO AMBRÓSIO, SANTA ANDRÉA, SANTO ANTONIO PÁDUA, Puerpério de Jocasta, SÃO CRISTOVÃO, SANTA RITA DE CÁSSIA, SANTA CECÍLIA, A Noite de Núpcias de Édipo e Jocasta, SÃO DOMÊNICO, SÃO JOÃO EVANGELISTA, SAnTO ináCiO DE LOyOLA, Édipo Vasa os Olhos SãO MATEuS, SãO niCOLAu, SAnTA TErEZA DE JESUS, Édipo em Colono, SAnTO ESTEvãO, SãO gErôniMO, SãO ATALA, Tártaro, SAnTA burgunDOFAr, SÃO BENIGNO, SANTA FARA, Hermes, SÃO PANCRÁCIO, SANTO APIANO, SANTO APINO, Apolo, SANTA BRONAC, SãO COnSTAnTinO, SAnTA MuSA, Terpsicore, SãO POLiCArPO DE ALExAnDrE, SãO LEOPOLDO, SAnTA TEODOSiA, Monalisa, SãO ruFO, SãO viTÓriO, SAnTO ALFHEriuS, Tirésias, SãO CArPO, SãO CAiO, SAnTA CAnDiDA, O Enigma da Esfinge Respira, SãO FErMO, SãO FOrTunATO, SãO rOMãO…
Já avançávamos na madrugada. Aquelas sessões me deixaram extenuado, mas não o espírito, que da sala escura sorvia a lucidez dos mudras praticados. Eram estes de natureza profana pois a “Energia das conversões” não deveria se dissipar no sagrado.
Devo advertir-lhes, desde já, que minha presença tinha ali estatuto de observador regular, bem como no que narro nada mais que o testemunho de um rito, talvez um crime ou obra de arte…
Por volta das quatro horas os descolamentos eram máximos e convertíamos já as formações laterais (do campo visual), através do longo labor de Z. nos magmas. A coisa pois advinha quais relevos com inusitadas dimensões. Pareciam configurar um constructo do “compacto angeológico em 360 itens”. Impassível Z. aguardará o momento preciso, para indicar através do plasmas, “o que ver”.
“Portanto havia eu notado irritações em suas mãos incandescentes.” Não revelara porém as breves protuberâncias entre polegares e índices, decorrência talvez de tais manipulações. Resolvi argui-lo acerca do fato, e a explicação mostrativa foi surpreendente. Z. ergueu as duas mãos extraordinário de sua prática convergiu. Já era dia, e em suas mãos pude ver não só os cinco dedos funcionais de que os hominídeos dispõem, mas seis! Seis, sendo o novo absolutamente bem informado e ágil.
Exilados, os dedos opostos mexeram sucessivas vezes como para se exercitar, despertar. Em seguida Z. com eles em riste e sobre a cabeça movia-se a apontar direções diversas, proferindo nomes, fazendo surgir peças.
Pairou sobre mim por longo tempo a dúvida. O que teria levado Z. a criar tamanha extensão do “magma dos santos”? Como de tal “magma” extraíra ligações aos excessivos?
SãO bASiLiO, SAnTA gEnOvEvA. SAnTA AMéLiA, Tirésias, SãO JuLiAnO, SAnTO HiginO, SãO MODESTO, O Enigma da Esfinge Respira, SAnTA MAriA EgiPCíACA, SãO PEDrO, SãO PAuLO Puerpério de Jocasta SãO JuDAS, SAnTA MAriA MADALEnA, SãO SiMãO, A Noite de Núpcias de Édipo e Jocasta SãO JOãO, SãO JOSé, SAnTA MAriA Édipo Vasa os Olhos SãO FErnAnDO SAnTO AnTOniO, SãO MArCELO, Édipo em Colono SãO MATEuS, SãO LuCAS, SAnTA LibErATA, Tártaro SãO MAriO, são sebastião, são vicente, Hermes, são luiz, santo ambrósio, são francisco, Apolo, São Tito, São valerio, SãO JOãO bOSCO, Terpsicore, SAnTA MArTA, SAnTA vEriDiAnA, SãO PAOLO nuki, Monalisa, SAnTA APOLOniA, SAnTA MAriA, SAnTA LuiZA, Tirésias, SAnTA EDwigES, SãO SiMãO, SãO POLiCArPO, O Enigma da Esfinge Respira, SãO JuSTO, SãO MiguEL, SãO CiriLO, Puerpério de Jocasta, SãO FrAnCiSCO DE PAuLA, SãO JOãO bATiSTA, SãO LAZArO, A Noite de Núpcias de Édipo e Jocasta, SãO COSME, SãO DAMiãO, SãO JOAquiM, Édipo Vasa os Olhos, SAnTA AnA, SAnTA CLArA, SAnTA TErEZinHA, Édipo em Colono SAnTO AMArO, SAnTO AbOnDiO, SAnTO ivO, Tártaro, SãO DiÓgEnES, SãO MArCOS, SAnTA gErTruDES, Hermes, SãO FELiPE, SãO TOMAS DE AquinO, SãO FAbiO, Apolo, SãO MATiAS, SãO LOnguinHO, SãO gEnArO, Terpsicore, SãO TOrquATO, SãO giOvAni, SAnTO AnDré, Monalisa, SãO bErnArDO, SãO CAETAnO, SãO viCEnTE, Tirésias, SãO PELEgrinO, SãO bEnEDiTO, SAnTO AgOSTinHO, O Enigma da Esfinge Respira, SAnTO AMbrÓSiO, SAnTA AnDréA, SAnTO AnTOniO DE PáDuA, Puerpério de Jocasta, SãO CriSTOvãO, SAnTA riTA DE CáSSiA, SAnTA CECíLiA, A Noite de Núpcias de Édipo e Jocasta, SãO DOMêniCO, SãO JOãO EvAngELiSTA, SAnTO ináCiO DE LOyOLA, Édipo Vasa os Olhos SãO MATEuS, SãO niCOLAu, SAnTA TErEZA DE JESúS, Édipo em Colono, SAnTO ESTEvãO, SãO gErôniMO, SãO ATALA, Tártaro, SAnTA bURGUnDOFAR, SÃO BENIGNO, SANTA FARA, Hermes, São Pancrácio, santo apiano, santo apino, Apolo, santa bronac, SãO COnSTAnTinO, SAnTA MuSA, Terpsicore, SãO POLiCArPO DE ALExAnDrE, SãO LEOPOLDO, SAnTA TEODOSiA, Monalisa, SãO ruFO, SãO viTÓriO, SAnTO ALFHEriuS, Tirésias, SãO CArPO, SãO CAiO, SAnTA CAnDiDA, O Enigma da Esfinge Respira, SãO FErMO, SãO FOrTunATO, SãO rOMãO…
Os dedos nesta estória apontam os olhos que as obras revelam; os implícitos olhos-extras. Tais, anexados aos sextos dedos na obra de Z., são uma totalidade, uma e única obra. É disto que ouvi Fernando Z. calar.
SãO bASiLiO, SAnTA gEnOvEvA, SAnTA AMéLiA, SãO JuLiAnO, SAnTO HiginO, SãO MODESTO, SAnTA MAriA EgiPCíACA, SãO PEDrO, SãO PAuLO, SãO JuDAS, SAnTA MAriA MADALEnA, SãO SiMãO, SãO JOãO, SãO JOSé, SAnTA MAriA, SãO FErnAnDO, SAnTO AnTOniO, SãO MArCELO, SãO MATEuS, SãO LuCAS, SAnTA LibErATA, SãO MAriO, SãO SEbASTiãO, SãO viCEnTE, SãO LuiZ, SAnTO AMbrÓSiO, SãO FrAnCiSCO, SãO TiTO, SãO vALEriO, SãO JOãO bOSCO, SAnTA MArTA, SAnTA vEriDiAnA, SãO PAOLO nuki, SAnTA APOLOniA, SAnTA MAriA, SAnTA LuiZA, SAnTA EDwigES, SãO SiMãO, SãO POLiCArPO, SãO JuSTO, SãO MiguEL, SãO CiriLO, SãO FrAnCiSCO DE PAuLA, SãO JOãO bATiSTA, SãO LAZArO, SãO COSME, SãO DAMiãO, SãO JOAquiM, SAnTA AnA, SAnTA CLArA, SAnTA TErEZinHA, SAnTO AMArO, SAnTO AbOnDiO, SAnTO ivO, SãO DiÓgEnES, SãO MArCOS, SAnTA gErTruDES, SãO FELiPE, SãO TOMAS DE AquinO, SÃO FÁBIO, SãO MATiAS, SãO LOnguinHO, SãO gEnArO, SãO TOrquATO, SãO giOvAni, SAnTO AnDré, SãO bErnArDO, SãO CAETAnO, SãO viCEnTE, SãO PELEgrinO, SãO bEnEDiTO, SAnTO AgOSTinHO, SAnTO AMbrÓSiO, SAnTA AnDréiA, SAnTO AnTOniO DE PáDuA, SãO CriSTOvãO, SAnTA riTA DE CáSSiA, SAnTA CECíLiA, SãO DOMéniCO, SãO JOãO EvAngELiSTA, SAnTO ináCiO DE LOyOLA, SãO MATEuS, SãO niCOLAu, SAnTA TErEZA DE JESuS, SAnTO ESTEvãO, SãO gErôniMO, SãO ATALA, SAnTA burgunDOFAr, SãO vEnignO, SAnTA FArA, SãO PAnCráCiO, SAnTO AnFiAnO, SAnTO APiAnO, SAnTA brOnAC, SãO COnSTAnTinO, SAnTA MuSA, SãO POLiCArPO DE ALExAnDrE, SãO LEOPOLDO, SAnTA TEODOSiA, SãO ruFO, SãO viTÓriO, SAnTO ALFHEriuS, SãO CArPO, SãO CAiO, SAnTA CAnDiDA, SãO FErMO, SãO FOrTunATO, SãO rOMãO…
Os dedos nesta estória apontam os olhos que as obras revelam; os implícitos olhos-extras. Tais, anexados aos sextos dedos na obra de Z., são uma totalidade, uma e única obra. É disto que ouvi Fernando Z. calar.
… trecho do livro (págs. 50 a 63) em pdf – sem numeração nas páginas