O PROJETO FERNANDO ZARIF
O projeto criado em 2011, por uma iniciativa da família e amigos de Fernando Zarif, surgiu com o intuito de conservar, estudar e divulgar sua obra.
Com o auxílio de uma equipe especializada, o processo se iniciou com a reunião de todo o trabalho de Fernando e a análise cautelosa de suas obras para que pudessem ser mantidas e preservadas de forma adequada.
Hoje o projeto já conta com mais de 2.000 obras catalogadas e segue no processo de catalogação, restauração e acondicionamento.
O projeto conta com espaço de exposição, reserva técnica climatizada, mobiliários e materiais de conservação desenvolvidos pensando nas especificidades das obras do artista.
Temos como missão ir além do simples tratamento de obras de arte. Buscamos unir a coleção à proposta artística e a identidade de seu criador, através do tratamento documental e exposição de: objetos, materiais, livros, textos e fotografias relacionados à sua construção como artista multifacetado.
PROJETOS REALIZADOS
2023
FEIRA ARPA
“Essa constelação de obras inéditas de Fernando Zarif (1960-2010) foi proposta a partir da percepção de que, paralelamente à sua festejada atuação na cena artística paulistana dos anos 80 e 90, o artista cumpriu também um percurso radical no contexto da chamada “volta à pintura”, e que, no lugar de um contraponto mais “conceitual” referendado por seu autorretratismo invulgar e de uma exuberante coleção de composições com objetos “prontos”, da qual trazemos também uma amostragem, sua produção pictórica conseguiu absorver e problematizar uma crença na autonomia e no heroísmo do expressionismo abstrato norte-americano como incompatível com as demandas de uma poética precocemente comprometida com a persistência de uma figuração orgânica cultivada em meio aos automatismos surrealistas e à contaminação deliberada entre as linguagens tradicionais.”
Trecho do texto curatorial de Rafael Vogt Maia Rosa.
2022
FERNANDO ZARIF : “MÚLTIPLA UNIDADE”
Lançamento do Livro organizado por Noemi Jaffe na Livraria Travessa ( São Paulo/ Rio de Janeiro)
2021
FERNANDO ZARIF | “MÚLTIPLA UNIDADE” – Projeção, 2021
Organização: Adriana Zarif, Bia Lessa, Daniel Marchezini, Dora Levy, Erika Palomino, Ivan Zarif, Leticia Moura, Luciana Brito, Mai Carvalho, Talita Desserie, Victor Catani.
Arte: Dora Levy e Leticia Moura
Assistente: Gabriela Gianotti
Fotografias: Christiana Carvalho e Vania Toledo
Fotografias | reproduções: Isabella Matheus
Na Projeção: Arnaldo Antunes, Barbara Gancia, Bia Lessa, Branco Mello, Cacá Ribeiro, Carolina Ferraz, Erika Palomino, Fernanda Torres, Lenora de Barros, Liana Padilha, Malu Mader, Marina Lima, Paulus Magnus, Sérgio Mekler e Tony Belotto.
Trilha Sonora: Noporn
Vídeo Mapping: Ateliê Digital Analógico
Projetores: ON Projeções
Agradecimento Especial: Candé Salles
2018
CICLO FERNANDO Zarif – O Fim do Obscuro:
Em três encontros organizadas pelos curador Rafael Vogt Maia Rosa o Projeto Fernando Zarif reuniu artistas, curadores e gestores culturais para discutir o trabalho e legado de FERNANDO Zarif
Confira aqui o blog do Projeto Fernando Zarif com as etapas de preservação e difusão realizadas até 2017.